EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
"(...) A pedra sagrada, a árvore sagrada não são adoradas como pedra ou como árvore, mas justamente porque são hierofanias, porque "revelam" algo que já não é nem pedra, nem árvore, mas o sagrado, o ganz andere. (...) Para aqueles que têm uma experiência religiosa, toda a Natureza é susceptível de revelar-se como sacralidade cósmica. O Cosmos, na sua totalidade, pode tornar-se hierofania."
COSMOS DESSACRALIZADO
" (...) É preciso dizer, desde já, que o mundo profano na sua totalidade, o Cosmos totalmente dessacralizado, é uma descoberta recente da história do espírito humano. Não é nossa tarefa mostrar mediante quais processos históricos, e em consequência de que modificações do comportamento espiritual, o homem moderno dessacralizou o seu mundo e assumiu uma existência profana."
O HUMANISMO E A RELIGIÃO
"(...) Os humanistas suponham a existência de uma tradição comum a todas as religiões, sustentando que o conhecimento desta bastava para a salvação e que, em suma todas as religiões eram equivalentes."
O Sagrado e o Profano, Mircea Elíade
O CLÃ TOTÉMICO
"(...) A acção colectiva do clã suscita a sensação de poder, de força misteriosa do sagrado. Esta potência sagrada, manifestação da sociedade como conjunto, atravessa num segundo momento, o tótem, que é o corpo visível do divino. "
As novas formas da religião, José Maria Mardones
TOTEM
"(...) Among the Australians the system of Totemism takes the place of all religious and social institutions. Australian tribes are divided into smaller septs or clans, each taking the name of its totem. Now what is a totem? As a rule it is an animal, either edible and harmless, or dangerous and feared; more rarely the totem is a plant or a force of nature (rain, water), which stands in a peculiar relation to the whole clan. The totem is first of all the tribal ancestor of the clan, as well as its tutelary spirit and protector; it sends oracles and, though otherwise dangerous, the totem knows and spares its children. The members of a totem are therefore under a sacred obligation not to kill (destroy) their totem, to abstain from eating its meat or from any other enjoyment of it. Any violation of these prohibitions is automatically punished. The character of a totem is inherent not only in a single animal or a single being but in all the members of the species."
Totem and Taboo, Freud, 1918
O CLÃ TOTÉMICO
"(...) A acção colectiva do clã suscita a sensação de poder, de força misteriosa do sagrado. Esta potência sagrada, manifestação da sociedade como conjunto, atravessa num segundo momento, o tótem, que é o corpo visível do divino. "
As novas formas da religião, José Maria Mardones
TOTEM
"(...) Among the Australians the system of Totemism takes the place of all religious and social institutions. Australian tribes are divided into smaller septs or clans, each taking the name of its totem. Now what is a totem? As a rule it is an animal, either edible and harmless, or dangerous and feared; more rarely the totem is a plant or a force of nature (rain, water), which stands in a peculiar relation to the whole clan. The totem is first of all the tribal ancestor of the clan, as well as its tutelary spirit and protector; it sends oracles and, though otherwise dangerous, the totem knows and spares its children. The members of a totem are therefore under a sacred obligation not to kill (destroy) their totem, to abstain from eating its meat or from any other enjoyment of it. Any violation of these prohibitions is automatically punished. The character of a totem is inherent not only in a single animal or a single being but in all the members of the species."
Totem and Taboo, Freud, 1918
Sem comentários
Enviar um comentário